segunda-feira, 21 de maio de 2007

APROVADA A CPI DOS PEDÁGIOS


Esperança a vista para Eldorado:

A Procuradoria da Assembléia Legislativa gaúcha deu parecer favorável para a instalação da CPI dos Pedágios, que deve ser publicada na próxima segunda no Diário da Assembléia. A partir desta data, as bancadas terão cinco dias para indicar os 12 membros titulares e mais 12 suplentes, e outros três para instalar a Comissão, que deverá ser presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), autor do pedido. Até 31 de maio, a CPI deverá iniciar as investigações, que terão um prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60. Segundo Sossella, a investigação seguirá um roteiro técnico, buscando esclarecer os atuais contratos de concessão e o atual modelo de gestão das praças de pedágios instaladas no RS. O deputado pedetista considera o valor das tarifas muito elevado em comparação com os benefícios obtidos pelos usuários de rodovias.
O deputado Francisco Appio (PP) disse que, hoje, uma carga de maçã transportada de Vacaria a Rio Grande custa cerca de R$ 400,00 somente em pedágios. É por isso que as maçãs gaúchas estão sendo carregadas no porto de Itajaí (SC), emendou Otávio Soares.

A decisão representa uma derrota para o governo Yeda Crusius (PSDB) que vinha trabalhando para impedir a instalação da CPI.

Marco Weissheimer

Nenhum comentário: